A excelência educacional é episódica, isto é, deve ser buscada constantemente por toda e qualquer instituição escolar que almeja proporcioná-la aos seus alunos. Nós do Colégio Ibero Americano certamente estamos sempre em busca dela, capacitando nossa equipe periodicamente e buscando sempre trazer para nosso cotidiano escolar o que há de mais moderno, tanto no que diz respeito aos paradigmas educacionais, quanto no que concerne aos aparatos modernos de suporte à prática de sala de aula. Contudo, acreditamos que, aliado aos aspectos citados, um trabalho educacional de excelência exige uma atenção particularizada a cada criança matriculada. Por essa razão, temos vagas limitadas, sendo uma média de 20 alunos por turma, de maternal I ao 9º ano. Consequentemente, trabalhamos também com “Listas de espera”.

Assim, se você ouviu falar de nós e se interessa em matricular o (a) seu (sua) filho (a) no Colégio Ibero Americano, teremos o imenso prazer de lhe apresentar nossa instituição e esclarecer possíveis dúvidas. Para isso, prossiga da seguinte forma: 1) ligue na secretaria (3322-0011) e agende um horário para conhecer nosso trabalho pessoalmente sob acompanhamento da coordenação;

2) após o atendimento (e uma vez confirmado seu interesse), inscreva seu (sua) filho (a) na lista de espera (de acordo com a faixa etária da criança) juntamente à secretaria escolar;

As listas de espera são permanentes e à medida que surgem vagas (isso pode ocorrer em qualquer época do ano), a secretaria entra em contato com os responsáveis. Uma vez chamados, os responsáveis que, por qualquer razão, não efetivarem a matrícula, automaticamente perderão seu lugar na fila, deixando a vaga para o próximo da lista.


Avaliação de Admissão

De 1º ao 8º ano fazemos uma avaliação de admissão. Uma vez aprovada na avaliação, a criança poderá, então, ser matriculada.

1º ano – para ser matriculada no 1º ano, a criança deverá conhecer todas as letras do alfabeto e ser capaz de escrever o próprio nome. A verificação será feita pessoalmente pela coordenação, após agendamento de data e hora pela secretaria.

2º ano – para ser matriculada no 2º ano, a criança deverá estar alfabetizada, sendo capaz de ler textos apropriados para a faixa etária, de realizar a interpretação textual e ainda escrever/registrar as respostas solicitadas na avaliação. A mesma será realizada também após agendamento de data e hora pela secretaria.

3º ano - para ser matriculada no 3º ano, a criança deverá atingir a média 7 nas avaliações de Português e Matemática, ambas exigindo basicamente a interpretação textual. Em língua portuguesa, avaliaremos a interpretação textual e a capacidade de produzir um texto com sequência lógica de ideias (começo, meio e fim) e coerência. Em matemática, avaliaremos a capacidade de resolver as situações-problema, realizando as operações necessária à resolução de cada situação apresentada.

4º ao 8º ano – Além de alcançar a média 7 em Português e Matemática, do 4º ano em diante a criança deverá apresentar sequência lógica de ideias, coerência e coesão em sua produção textual, e ainda realizar uma prova de inglês, devendo igualmente atingir a média 7.

9º ano – não admitimos alunos novos nessa etapa. Após a realização das avaliações, os responsáveis deverão esperar pelo resultado, num prazo de 48 horas. Dado o prazo, a secretaria entrará em contato para informá-los se a criança poderá ou não ser matriculada.