ENSINO FUNDAMENTAL - 1º AO 9° ANO 

Consideramos nosso dever preparar nossos alunos para o mundo de hoje e de amanhã. Na sociedade atual o volume de informações que nos chegam diariamente é assustador, e a tendência é aumentar. Por isso não é possível se pensar que a escola possa transmitir todos os conhecimentos necessários para a formação dos profissionais do futuro.

Nosso desafio é ainda maior. Temos que ensinar nossos jovens a serem criativos, sociáveis, responsáveis, versáteis e autônomos na construção dos seus próprios conhecimentos, tornando-os capazes de buscar, analisar e escolher as informações necessárias, no momento adequado, para alcançar o objetivo almejado. Além disso, nos preocupamos com a formação do ser humano de forma integral, o que ultrapassa, e muito, o aspecto cognitivo.

Assim, apresentamos nossa proposta educacional.

* Propiciar o desenvolvimento integral do aluno: físico, moral, emocional e intelectual, através da participação consciente e responsável, por si e por seus semelhantes;

* Desenvolver o sentido da cidadania;

* Possibilitar o domínio dos recursos naturais, científicos e tecnológicos, sensibilizando para a preservação do meio ambiente;

* Sensibilizar para a beleza das artes e para expansão cultural;

* Desenvolver iniciativa, criatividade, auto-expressão e liberdade de pensamento;

* Criar as condições necessárias para a construção do conhecimento. Para atingir esses objetivos o colégio adota uma linha pedagógica própria, utilizando-se das virtudes das teorias atuais mais avançadas, que melhor se adaptam a nossa realidade (PIAGET, WALLON, AUSUBEL, GARDNER, GOLEMAN, etc). A pedagogia socio-interacionista (VYGOTSKY) tem posição de destaque por valorizar a construção do conhecimento do aluno de forma interativa, onde professor e colegas têm papel importante na problematização e solução dos conteúdos apresentados. DISCIPLINA Visando um melhor aproveitamento, exigimos o cumprimento das normas do colégio, que se referem ao funcionamento em geral, estabelecendo-as claramente aos alunos.

Cada turma, ainda, estabelece um conjunto de normas para melhor convivência e aproveitamento da classe, e se necessário, que medidas restritivas serão tomadas em caso de descumprimento. AVALIAÇÃO O nosso sistema de avaliação é feito levando-se em conta aspectos quantitativos e qualitativos, ou seja, o aluno é avaliado de forma contínua no desenvolvimento cognitivo, mas também em sua conduta, que envolve disciplina, assiduidade, pontualidade, participação e interesse, com média 7,0 (sete) para aprovação. LÍNGUA ESTRANGEIRA O Colégio Ibero Americano, por ser bilíngue, utiliza a língua inglesa como sua principal língua estrangeira trabalhando continuamente desde a educação infantil com a carga horária de 6 horas semanais até o fundamental II, ampliando para 10 horas semanais.

AULAS CURRICULARES

Nossas aulas são desenvolvidas de forma interdisciplinar para garantir uma visão integrada da realidade social e da criança, bem como da apropriação do conhecimento e da cultura. Assim, por meio da parceria entre os professores das diversas áreas e segmentos do colégio, nosso trabalho é elaborado a partir de temas que são explorados à luz do diálogo entre as várias áreas do conhecimento: língua portuguesa, matemática, estudos sociais, ciências, ecologia, artes, educação física etc.